Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/08/2022 - 10h57

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

09/08/2022 - 10h57

Iniciada em Teresina campanha de vacinação contra a Polio e Multivacinação

A FMS conclama os pais e responsáveis por crianças nas faixas etárias da campanha de vacinação para procurarem uma UBS.

 

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa, nesta segunda-feira (8), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina espera ampliar as coberturas vacinais, até o dia 9 de setembro, de crianças com idades de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina, em 20 de agosto.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, conclama os pais e responsáveis por crianças nas faixas etárias da campanha de vacinação para procurarem uma UBS. “Temos toda a estrutura para o atendimento com a aplicação das vacinas. É essencial manter atualizada a carteira de vacinação e prevenir doenças graves nas crianças”, destaca o gestor.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, destaca que os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos. “As vacinas são muito importantes para assegurar que as crianças tenham saúde”, diz.

A mãe do Nicolas, de dois anos, Ana Caroline dos Reis, mantém atualizada a carteira de vacinação do filho. “Eu tenho muita atenção com as datas das vacinas dele e não deixo atrasar nenhuma porque sei que é muito bom vacinar para evitar doenças”, fala.

A FMS reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

Campanha Nacional de Multivacinação

O objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal, no caso da poliomielite, é reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela.

Comentários