O cineasta Valderi Duarte lançou há um mês o documentário sobre a história de Mestre Pascoal. Ele contou como foi produzir e dirigir o filme que também fala da arte santeira piauiense.
"A arte santeira piauiense é reconhecida, inclusive internacionalmente, porque ela remonta os anos 60 e 70 com os mestres Dezinho e Expedito, que foram os dois pioneiros que projetaram a arte santeira no Piauí", destacou.
Valderi explicou que mestre Pascoal faz parte da segunda geração de santeiros. Atualmente estima-se que exista 150 santeiros em atividades no Piauí.
"Foi um dos motivos que nos fez produzir o filme. Não só sobre o mestre Pascoal, mas também contasse um pouco dessa história da arte santeira. E o Pascoal, além de santeiro, tem uma característica específica é que ele extrapolou essa arte e começou a fazer outras peças em madeira, paredes, cimento e areia, pinta também", comentou.
O artista Pascoal, atualmente com 70 anos, continua com sua arte e vive da sua obra. O seu ateliê fica no bairro Memorare, na Zona Norte de Teresina.
Para Valderi, a produção sobre a arte santeira é uma contribuição para a arte visual. As informações são do G1 Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.