A leoa Mimi foi transferida do Bioparque Zoobotânico de Teresina para o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, no estado da Paraíba. O felino- que tem 17 anos- era um dos animais exóticos listados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), ainda em 2021, para deixar o zoológico na Capital e ser levado para santuários ecológicos localizados pelo país.
A transferência foi realizada no fim de maio. Agora, Mimi faz companhia a Leona, uma leoa- que tem praticamente a mesma idade- e mora no zoológico paraibano.
Thiago Nery, chefe de Divisão do Zoológico da Bica, disse que o transporte foi realizado com acompanhamento de uma equipe profissional capacitada e o animal chegou sem nenhuma intercorrência.
“De prontidão a Mimi já adentrou direto ao seu cambeamento, foi tomar água e cheirar todo o ambiente, mas a gente não faz a aproximação das leoas de imediato, elas ficam sendo aproximadas com muito cuidado e avaliação comportamental por parte da equipe técnica, para ver como os animais se enxergam através das grades. Depois a gente vai aumentando essa interação entre as duas, até chegar ao ponto onde não seja mais necessário separá-las por nenhuma barreira física e daí a Mimi e a Leona possam ser boas amigas na nossa área do parque”, disse Nery.
Foto: Prefeitura de João Pessoa
O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, acrescenta que o Bica é um espaço que tem tradição em acolher animais, cuidando, recuperando e, quando é possível, devolvendo à natureza. “Para nós, é uma imensa alegria abrigar Mimi nos nossos recintos. Ela terá a oportunidade de ser acompanhada por nossos técnicos, receber alimentação balanceada, enfim, vai receber o melhor tratamento possível”, destacou.
Rodrigo Fagundes, diretor do Parque Arruda Câmara, afirma que a chegada da nova leoa ao zoológico faz parte dos esforços contínuos do parque em promover o bem-estar animal e oferecer um ambiente enriquecedor para seus habitantes.
“Todos estávamos ansiosos para a chegada da nova leoa e esperamos que essa parceria traga benefícios para Leona. Com a companhia de uma nova amiga, Leona terá a oportunidade de interagir, brincar e estabelecer vínculos sociais, o que certamente contribuirá para sua qualidade de vida e bem-estar no zoológico da Bica”, observa Fagundes.
Atualmente, o Zoobotânico de Teresina é gerido por Parceria Público Privada (PPP). No fim de 2021, foi assinado contrato com o Consórcio Bioparque Piauí para readequação, modernização, operação e manutenção do Parque Estadual Zoobotânico pelo período de 35 anos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.