Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

31/01/2024 - 19h55

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

31/01/2024 - 19h55

Themístocles Filho, um afiado estrategista

 

Vice-governador emplacou vice na chapa de Fábio Novo e monta chapa de vereadores

 Vice-governador emplacou vice na chapa de Fábio Novo e monta chapa de vereadores

O PMDB, milhares de lideranças políticas piauienses e a própria família Sampaio Pereira devem muito ao ex-deputado estadual e atual vice-governador do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho (PMDB).

O  ex-deputado passou quase duas décadas na presidência da Assembleia Legislativa. Neste poder acumulou força política, elegeu-se por 9 mandatos seguidos. Isso rendeu a indicação de três vices-prefeitos de Teresina-PI, dezenas de prefeitos e vereadores piauienses,  a eleição da esposa prefeita de Esperantina, de um irmão deputado federal, um dos filhos deputado federal e outro filho, deputado estadual. 

Por último, e o mais importante, Themístocles se elegeu em 2022 vice-governador na chapa do governador Rafael Fonteles (PT). Neste ano de 2024 já está indicando novamente o candidato a vice-prefeito de Teresina, Paulo Márcio, na chapa que tem como candidato a prefeito, o deputado estadual petista, Fábio Novo. 

Não dá um ponto sem nó 

Themístocles é manso - estrategista afiado - a ponto de, ao deixar a presidência da Assembleia, já ter negociado com o deputado Franzé (PT), que era seu vice e agora o atual presidente da Alepi, que Franzé ficará a frente do legislativo piauiense por dois anos, sem direito a reeleição, para que a presidência volte a ser ocupada por um deputado peemedebista, Severo Eulalio. 

Caso esse acordo seja concretizado, o legislativo piauiense voltará novamente a ser controlado pelo PMDB a partir de 2025. Lá atrás, antes de Themístocles, o então deputado Kleber Eulálio, também do PMDB,  já havia acumulado quatro mandatos como presidente daquela casa legislativa. 

Portanto, se somados o tempo que Kleber Eulálio e Themístocles Filho ficaram como presidentes da Alepi, aí vão 26 anos, de seguidos mandatos dos peemedebistas. 

O ciclo de poder vai se repetindo, Themístocles poderá emplacar Severo Eulálio, a reeleição da esposa e, no futuro não muito distante, quiça um dos seus filhos como herdeiro da presidencia da Alepi. 

Esse insaciável apetite por poder, ao que parece, não tem fim, Themístocles já monta uma chapa competitiva de vereadores para as eleições da capital neste ano, que inclui: Robert Rios, Zé Nito, Luci Silveira e Elmano Ferrer.

O filho do deputado federal Themistocles Sampaio Pereira além deixar o legado como o político que, por maior tempo seguido presidiu um poder legislativo estadual no Brasil, quer deixar também concretizado um dos seus maiores sonhos: a conclusão da BR-222, que liga o Ceará, Piauí, Maranhão. 


 

Comentários