PT e aliados são desafiados a contrapor cada vez mais as propostas da extrema direta, ou seja, ter inciativas, apresentar projetos que façam a sociedade civil brasileira refletir e tomar posição. A extrema direita pautou no Senado o fim das saidinhas de presidiários e já anuncia que vai pautar a redução da maioridade penal. Lula, inteligentemente, respondeu ao denunciar o genocidio do governo de extrema direita de Isarel (aliado da extrema direita no Brasil) contra palestinos. O ex-ministro, Flavio Dinho (PSB-MA), em seu último dia no Senado, também sintonizado com a conjuntura política, propôs o fim de aposentadoria compulsória para magistrados e militares corruptos.
Nesse jogo, marcará mais gols quem estiver mais sintonizado com o atual momento político, pós-bolsonaro e, especialmente ter acumulada uma visão cultural e social aguçadas, adicionada as tendências civilizatórias que sociedade civil brasileira apresenta neste momento. De um lado a extrema direita apresentando pautas comportamentais e do outro a centro esquerda pautando questões econômicas, o que implica cortar privilégios dos ricos, combate a corrupção, gestão das políticas públicas com mais eficácia, transparência com o maior engajamento dos beneficiários.
*****
Cantídio Filho é jornalista, professor mestre da UFPI - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.