Seu auge nos anos 1970 e 1980. Era o tempo do glorioso Fusca (Fusca, fusquinha, fuscão, fuscão preto, fusca fafá).
Para se ter uma ideia do quanto o popular Fusca tinha significância e valor na Copa do Mundo de 1970 em que o Brasil conquistou o Tricampeonato Mundial de Futebol com Pelé, Tostão, Rivelino et cia. O governo de São Paulo à época tendo como governador do estado Paulo Maluf presenteou a cada jogador de futebol tricampeão mundial de futebol um fusca. Tostão foi o único jogador que recusou o presente. Dinheiro público. Maluf fez festa com dinheiro do povo.
O Brasil estava atrasado quanto ao avanço tecnológico que acontecia na Europa na indústria automobilística. No início dos anos 1990. O fusca foi para o museu. Saiu de fabricação.
Itamar Franco presidente do Brasil que assumiu a presidência com o impeachment do "caçador de marajás" Collor de Mello quis ressuscitar o velho fusca. Ressurgiu mas teve uma sobrevida breve. Ficou em definitivo o adeus ao velho querido e bom fusca.
Os modernos carros chineses e japoneses chegaram e conquistaram o mercado. E no entanto o fusca vive!
*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.