Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Colunas /

Curiosidades

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

21/03/2024 - 11h33

Compartilhe

Curiosidades

cantidosfilho@gmail.com

21/03/2024 - 11h33

Plano Cruzado e o Tiro de Misericórdia

 

 

No dia 28 de fevereiro deste ano de 2024 passaram-se 38 da edição do Plano Cruzado. Era o governo Sarney (1985-199). O plano baseava-se na neutralização do fator inercial de inflação, associada ao congelamento de preços e salários. Foi tudo uma ilusão. Aquele ano de 1986 era um ano eleitoral. Eleições para governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O plano fazia água mas o governo pensando no voto do povo segurou a todo custo o barco. 

Eleições realizadas o governo e seu partido o MDB elegeu quase todos os governadores e um número grande de representantes no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas estaduais. Fechadas as urnas o governo Sarney editou um pacotaço de aumento de combustíveis e preços dando um tiro de misericórdia no plano cruzado. 

O saudoso poeta cordelista campomaiorense CUNHA NETO em 17 de março de 1986 lançou um cordel com o título NO PACOTE DE SARNEY CRUZEIRO VIROU CRUZADO no embalo do  mesmo sentimento de esperança que contagiou o povo o trabalhador brasileiro.   Nos versos do cordel expressou tudo isso e muito mais.

"Chegou a nova República 
O Brasil hoje mudou
Era a meta do Tancredo
E Sarney executou
O cruzeiro virou cruzado 
Tudo agora melhorou"

Os primeiros versos do cordel anunciavam mais do que prenunciava um novo tempo. Uma nova era. E quem viveu aqueles tempos sabe muito bem o que aconteceu. Uma derrocada.

*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais. 
 

Comentários