Para um velho professor, nada é mais gratificante do que conversar com crianças que querem aprender. Como tenho cabeça e coração de professor, uma sala de aula, com plateia atenta, me basta.
Nessa quinta-feira, (21/03), Dia Universal da Poesia, recebi uma homenagem que me deixou imensamente feliz. Na Escola Conselheiro Saraiva ( SESI Teresina), foi abraçado por um dilúvio de crianças que cantaram, dançaram e recitaram poemas do livrinho Lavoura Lírica, que fiz em parceria com Roseana Murray. A molecada salvou o meu dia.
Quando me perguntam como se deve escrever para crianças, tenho a resposta na ponta da língua: com honestidade. Nada de subestimar a inteligência dos pequenos leitores, nada de “infantilizá-los”. Diga as coisas com naturalidade, com verdade e, se possível, com beleza.
Quando escrevo para qualquer público, nunca me esqueço da lição de Graciliano Ramos: “A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer”. Assim seja.
*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.