Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/08/2024 - 08h57

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

19/08/2024 - 08h57

Obras da Escola do Mar, em Luís Correia, estão na fase final

A escola já está em funcionamento, com oferta de Ensino de Tempo Integral com os Cursos Técnicos de Portos, Pesca e Segurança do Trabalho.

 

 

O Secretário Washington Bandeira visitou as obras do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Ricardo Augusto Veloso, a Escola do Mar, em Luís Correia, neste sábado (17). Em fase final de reforma e ampliação, a Escola do Mar já está em funcionamento, com oferta de Ensino de Tempo Integral com os Cursos Técnicos de Portos, Pesca e Segurança do Trabalho. 

A estrutura conta com laboratórios especiais de simulação de navegação, microbiologia, processamento de pescados e práticas náuticas, além dos espaços regulares do modelo de tempo integral, com climatização completa. Um investimento total de cerca de R$ 5,4 milhões.

“A Escola do Mar será muito importante na formação de Profissionais qualificados para atuarem nas atividades relacionadas ao Porto Piauí. Em breve, retornaremos com o Governador Rafael Fonteles para uma grande inauguração”, disse Washington Bandeira, Secretário da Educação. 

Bandeira ainda destacou a instalação de equipamentos de última geração para a Escola do Mar com o intuito de favorecer o aprendizado nos Cursos Técnicos na área da Economia do Mar. A escola terá um simulador aos moldes do centro de treinamento da empresa dinamarquesa Force Technology, de Singapura. 

“Os estudantes terão um simulador de navegação aos moldes da experiência vista pelo Governador em Singapura, que também servirá para a oferta de cursos rápidos para a comunidade local para o desenvolvimento do transporte aquaviário”, afirmou. 

A visita contou com a presença do Secretário de Comunicação do Estado, Mussoline Guedes. Os Gestores foram recepcionados pela Gestora Lenna Mariella de Sousa, pela Gerente da 1ª GRE, Aurilene Brito e pelos Estudantes do Centro Educacional. 

Aos 16 anos de idade, a estudante Arina Soares, está cursando a 1ª Série do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico de Portos. Ela conta sobre a empolgação de estudar no Centro Educacional com as novidades pedagógicas e estruturais que estão sendo instaladas. 

“Meu avô e meu pai são Pescadores, então a Economia do Mar é uma atividade familiar pra mim. Aqui na escola eu tenho muito a crescer, são muitas as oportunidades que estão surgindo aqui na nossa região. Eu acho muito interessante trabalhar com inspeções de carga, recebimento, autorização. A minha ideia é iniciar a carreira profissional aqui sem precisar sair do Litoral”, afirmou a estudante. 

Resultado destaque no IDEB 

A Escola do Mar atingiu a nota 4,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado na última quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). O Centro superou a meta estipulada tanto no SAEPI como no SAEB.

Comentários