Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

02/07/2013 - 21h02

Compartilhe

02/07/2013 - 21h02

Alabê Ôni abre concertos do Sonora Brasil em Teresina

O concerto será dia 7 de julho, às 19h30 na Casa da Cultura, com entrada gratuita.

 Redação

 

O maior projeto de circulação de música brasileira de raiz, o Sonora Brasil iniciou o seu circuito 2013 e traz a Teresina o grupo musical Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul. O concerto será dia 6 de julho, às 19h30 na Casa da Cultura, com entrada gratuita.

Alabê Ôni é um grupo gaúcho formado por quatro músicos pesquisadores que se dedicam à recuperação da história do tambor de sopapo - o grande tambor. No repertório maçambiques, quicumbis, alujas e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa e profana.

O grupo, formado especialmente para o projeto Sonora Brasil, é integrado pelos músicos Richard Serraia, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier.

Em sua 16ª edição, o Sonora Brasil apresenta os temas Tambores e batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os temas serão desenvolvidos no biênio 2013/2014, com participação de quatro grupos em cada turma.

Os estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste receberão os grupos que vão abordar o tema Tambores e batuques. Já as regiões Sul e Sudeste vão trabalhar o tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

Tambores e batuques apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado. Os grupos circularão utilizando instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, apresentando repertório de cânticos que aludem a fatos da vida social, ao trabalho e às crenças religiosas.

Redação

Comentários