Está marcado para a manhã desta quarta-feira (25), a solenidade de abertura da 7ª edição da Primavera dos Museus, que este ano traz o tema Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro, no Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes.
O evento contará com exposições, atrações culturais, palestras, mesas-redondas, bate-papo com professores da Universidades Federal do Piauí (UFPI) e Estadual do Piauí (Uespi) sobre memória e história do Brasil e da constituição sociocultural afro-brasileira e exibição de documentários produzidos no Piauí e oficinas. A exposição dos desenhos de Gabriel Arcanjo sobre a Religiosidade Afro-Brasileira faz parte da abertura do evento, que contará ainda com apresentação de um grupo de umbanda de Teresina.
No dia 26, será realizada a oficina As cores da África, nos turnos manhã e tarde, além da exibição de filmes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD). Os filmes terão temática da cultura quilombola e as raízes afro brasis
Para Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí, as expectativas são as melhores para esta edição do evento. “Esse evento é uma forma de repercutir sobre o resgate da cultura afro no Piauí, mostrar para o público a importância de cultivarmos nossas origens, contamos com a visita de um grande número de estudantes, pois é fundamental que eles percebam a importância de preservar as memórias da cultura negra no nosso Estado”.
A diretora ainda ressalta que as escolas que tiverem interesse de levar seus alunos para visitarem a exposição, que ficam em agenda até o dia 6 de outubro, podem se dirigir ao museu e agendar a visita, que é totalmente gratuita, tanto para escolas públicas, quanto particulares. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), em parceria com os órgãos nacionais de cultura.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.