Uma homenagem em forma de celebração carnavalesca. Foi com essa ideia que a direção da Biblioteca Municipal Abdias Neves resolveu relançar uma exposição que já fez sucesso durante a folia de momo: “Recordar é Viver – Batuque, Confetes e Serpentinas”, de autoria do já falecido Raimundo Alves, o Ral.
A exposição foi lançada originalmente em 2012, no período carnavalesco. É um apanhado de mais de 70 anos da história do carnaval na capital piauiense numa homenagem a quem contribuiu para as festas. Ela recebe apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Conta com uma diversidade de materiais relacionados ao carnaval, como recortes de jornais, entrevistas, fotografias, adereços, fantasias, desenhos, que mostram como eram os antigos carnavais de Teresina, além de figurinos, fantasias de passistas e peças que compuseram os desfiles de escolas de samba.
Além disso, a exposição traz imagens dos antigos concursos de fantasia, de samba enredo, guerra de confetes e serpentinas das crianças nos clubes, material sobre as escolas Escravos do Samba, Farrapos do Samba, Araçagi do Samba, Malucos por Samba, Turma da Mangueira, Piratinga do Ritmo, Bambas da Folia, Zig-Zag, bem como os blocos Em Cima da Hora, Bafo de onça, Los Baleados, Unidos do Pererê, Unidos da Esquina, Arrumação e muito mais.
De acordo a diretora da Biblioteca Abdias Neves, Lúcia Paiva Ferraz, o objetivo da mostra é exaltar e retratar a história do carnaval de Teresina e ao mesmo tempo fazer uma homenagem ao jornalista Raimundo Alves, curador da exposição, que faleceu em julho do ano passado. A esposa de Ral, Dinair Oliveira, esteve presente na manhã desta quinta-feira (20) na biblioteca. “Fico muito emocionada em ver que o Ral pode ter partido, mas a sua obra será eternizada. Ele era um apaixonado pelo carnaval de Teresina”, ressalta.
A exposição teve início na manhã de quinta-feira (20) e ficará a disposição do público até o carnaval. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados, das 08h às 12:00h. A Biblioteca Abdias Neves fica localizada na Praça da Bandeira, Rua Coelho Rodrigues, no Palácio da Justiça.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.