Mais de 120 cidades vão receber, a partir do dia 19 de março, a 17ª edição do Palco Giratório - projeto do Sesc que leva espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil. Este ano, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora, Angel Vianna, será homenageada em um Circuito Especial, com apresentação em 15 cidades.
Aos 85 anos, Angel Vianna, é considerada a “dama da dança” no Brasil e trará ao Palco seu espetáculo “Qualquer coisa a gente muda”, coreografado por João Saldanha.
O lançamento do Palco Giratório acontece em Rondônia, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. O espetáculo de circo “Homens de Sola de Vento", da companhia Cia Solas de Vento (SP), vai marcar a abertura, além de apresentações de teatro adulto “Viúva porém honesta” (Grupo Magiluth – PE), teatro de objetos “Louça Cinderella” (Cia Gente Falante - RS) e de dança “Do Repente” (Lamira Artes Cênicas - TO). Todas as apresentações serão gratuitas, mas será feita uma campanha junto ao público para recolhimento de alimentos e roupas como ingresso, que serão doados às famílias desabrigadas pela cheia do Rio Madeira.
Já consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório levará 768 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas a 126 diferentes cidades - muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país.
A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país. Nesta edição, 20 companhias vindas de todas as regiões do Brasil foram criteriosamente selecionadas para participar e itinerar pelo país afora com seus espetáculos e manifestações artísticas.
Além das apresentações principais e do Circuito Especial, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao públcio para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias , mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.