Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

26/03/2014 - 10h50

Compartilhe

26/03/2014 - 10h50

Livro sobre a história do Balé da Cidade de Teresina será lançado nesta quarta-feira

Obra “Ousadia – Vinte Anos de História do Balé da Cidade de Teresina” será lançada às 19h, na Casa da Cultura.

 Do Liberdade News

 

Uma das academias de balé mais premiadas do Piauí completou 20 anos de existência em 2013. Estamos falando do Balé da Cidade de Teresina, que celebrou seu vigésimo aniversário em junho do ano passado, com uma grande programação. E a comemoração continua em 2014. Hoje a noite, às 19h, na Casa da Cultura, será lançado o livro “Ousadia – Vinte Anos de História do Balé da Cidade de Teresina”, escrito pelo jornalista Flávio Brebis e pelo professor e coreógrafo Roberto Freitas.

A obra tem 302 páginas ilustradas, divididas em 12 capítulos, em edição bilíngue (português e inglês). O livro conta toda a trajetória da companhia, desde a sua fundação em 1993. O Balé da Cidade de Teresina foi criado a partir de uma oficina de dança no Teatro do Boi, em 1992. No ano seguinte, na administração do saudoso prefeito Wall Ferraz, o grupo surgiu, oficialmente, sob direção do coreógrafo Sidh Ribeiro, que comandou a Companhia por 11 anos. O atual diretor, Roberto Freitas, integra o grupo desde o início, tendo sido bailarino do mesmo por 12 anos.

O Balé da Cidade de Teresina é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ele já se apresentou em mais de 40 cidades, em 11 estados brasileiros, além de uma apresentação internacional na Argentina. A academia já recebeu diversos prêmios. O destaque foi a escolha como melhor grupo que se apresentou no Festival de Dança de Joinvile, em 2000, evento considerado por muitos como um dos maiores do mundo no segmento da dança. Atualmente o balé conta com 10 bailarinos.

De acordo com Roberto Freitas, a publicação tem uma grande importância para a cultura local, pois vai ajudar a suprir uma carência de registros na área das artes. “Trata-se de uma obra inédita, que poderá ser usada como referência bibliográfica para estudantes e curiosos que queiram saber mais sobre a história da dança no nosso estado”, explica.

A trajetória bem sucedida do balé inspirou o escritor piauiense Flávio Brebis, que reside em Brasília. O livro “Ousadia – Vinte anos da História do Balé de Teresina” tem o projeto gráfico e diagramação do designer Tupy Neto, revisão do professor Marcos Aurélio de Araújo Alves e apresentação do professor José Reis. A publicação acontece graças ao apoio da FMCMC, Sistema de Incentivo Estadual à Cultura e Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.

Do Liberdade News

Comentários