Aconteceu na noite desta sexta-feira (30), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, a solenidade de abertura da 12ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi).
Este ano o Salipi deixou a Praça Pedro II e está com estrutura montada no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI. O presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes, falou que a mudança de local vai oferecer mais conforto aos visitantes e aproximar a sociedade geral da universidade. “O Salipi é uma das maiores feiras literárias do país. O Salão é do Piauí e quem comanda é o público. O Salipi tem a nossa cara, o nosso perfil” explicou Cássio.
A Vice-reitora da UFPI, Prof. Drª. Nadir Nogueira, se disse honrada e muito feliz com esse novo momento de união entre o Salão do Livro do Piauí e a Universidade. “É um desafio agradável. As atividades do Salipi têm compromisso social, assim como as da UFPI, que é formar cidadãos através da leitura, fazer pensar e traduzir o que é aprendido em ações” comemorou.
Durante a solenidade o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) manifestou a intenção de colocar o Salão do Livro do Piauí dentro do orçamento anual da prefeitura, seria uma garantia de apoio a esse evento tão importante para as pessoas da cidade. “Quixotes não desistem de sonhar. O Salipi é o encontro perfeito entre homens, mulheres, crianças e livros. E isso precisa ser incentivado” finalizou o prefeito.
Muitas pessoas visitavam os estandes neste primeiro dia de evento. O estudante Portugal Neto, de 10 anos, estava ansioso pela edição de 2014, já que é apreciador de livros de variedades e sempre faz boas compras durante o Salipi. “Aqui tem muitos livros e eu gosto de ler. Meus pais e a escola incentivam bastante a leitura e aqui no Salipi visito várias lojas e encontro coisas que me interessam” explicou o garoto.
O 12º Salipi que tem como tema ” Quem não lê não vê ” , homenageia o Teatrólogo José Gomes Campos e lembrará ainda o centenário de morte de Augusto do Anjos. Como parte integrante do Salão, ocorre o Seminário Língua Viva, que está na 17ª edição. Nele serão apresentadas palestras de grandes nomes do universo acadêmico e cultural. Estão confirmados os autores Fabrício Carpinejar (RS), Laurentino Gomes(PR), Alexis Levitin (EUA), Sheryl Saint Germain (EUA) e vários outros palestrantes.
O Salipi segue até domingo, 08 de junho, e conta também com atrações musicais que serão realizadas no Espaço Cultural Noé Mendes com o palco Marcus Peixoto, a partir das 18h30. Vários músicos piauienses irão agitar o evento com apresentações musicais variadas, que vão desde A Trupe, a Validuaté.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.