Sob a coordenação do Grupo de Projetos Estruturantes, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, será lançado nesta terça-feira, dia 05, o livro Teresina em Aquarelas, que mostra o acervo cultural arquitetônico de Teresina através do olhar e da arte de jovens pintores.
O lançamento do livro faz parte da vasta programação de aniversário de Teresina e foi produzido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Eles também fazem parte do grupo de pesquisa “Amigos do Patrimônio”, cadastrado na UFPI e no CNPq. A coordenação editorial ficou a cargo da professora Alcília Afonso.
“Os alunos selecionaram algumas das obras mais simbólicas de cada período estilístico e as retrataram através de aquarelas”, explica Alcília Afonso. As aquarelas são assinadas pelas alunas Karla Katrini, Jordana Sousa e Jaqueline Inagda. Além das aquarelas e seus respectivos textos explicativos, o livro traz artigos sobre a cidade de Teresina e sua arquitetura.
Sob o traço dos alunos artistas, o leitor poderá apreciar as fachadas de alguns dos edifícios mais importantes para o patrimônio arquitetônico da capital, como o da estação ferroviária, o do Liceu Piauiense, o da sede da Prefeitura, o da ponte estaiada, dentre outros.
“A proposta é de que este livro contribua com a educação patrimonial em Teresina, e que sirva de exemplo para demais lugares, contribuindo para a divulgação, reconhecimento e apropriação de nossa cultura por parte de todos nós, que vivemos e fazemos as nossas cidades”, conclui Alcília Afonso.
O livro Teresina em Aquarelas será lançado amanhã (05), às 20 horas, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.