Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

14/11/2014 - 13h49

Compartilhe

14/11/2014 - 13h49

Escola de Dança apresenta espetáculo com 900 bailarinos

Espetáculo será apresentado nos dias 26, 27 29 e 30 de novembro, no Theatro 4 de Setembro.

 Do Liberdade News

Estudantes de Balé	(Foto:Ascom Seduc)

 Estudantes de Balé (Foto:Ascom Seduc)

A Escola de Dança do Estado Lenir Argento vai realizar a sua tradicional apresentação de final de ano nos dias 26 e 27 e 29 e 30 de novembro, no Theatro 4 de Setembro. Serão suítes que englobam obras consagradas como Don Quixote, Coppelia, A Bela Adormecida, A Filha de Faraó. “Também teremos peças modernas e contemporâneas”, diz Júlio César, diretor da Escola de Dança.

 

Segundo ele, o espetáculo envolve 900 bailarinos, sendo a maior apresentação de balé no palco. “Todos os bailarinos da escola fazem parte do elenco”, diz, destacando a participação como solistas de nove garotas e dois garotos que concluíram o curso e estão se formando. No entanto, essa turma não vai parar, pois o objetivo da direção é criar um Corpo de Baile da escola com os alunos formados na instituição.

 

Conceituada no cenário da dança do Piauí pela quantidade de alunos atendidos, a Escola Lenir Argento, que completou 29 anos de funcionamento, é uma das maiores escolas públicas de dança do Brasil.

 

Para as apresentações de final de ano, Júlio César diz que as expectativas são as melhores possíveis. "Os 22 professores estiveram muito envolvidos e vêm trabalhando desde o início do ano, ministrando aulas, transmitindo conhecimento e executando o espetáculo", afirmou.

 

O espetáculo é o ápice de toda a jornada do ano. “Os alunos estão apreensivos e ansiosos com a apresentação. Os professores também estão ansiosos para mostrar o resultado de um ano de trabalho. Serão noites especiais no Theatro 4 de Setembro”, comenta Júlio César.

 

História
A Escola de Dança Lenir Argento é um marco na cultura piauiense, exercendo papel preponderante na dança do estado. Praticamente, todas as companhias, os professores e bailarinos que atuam no Piauí passaram pela escola e para o diretor, isso é uma prova de sua importância para sociedade, pois é uma instituição que forma bailarinos e promove inclusão social, uma vez que grande parte do elenco é formado por estudantes de escolas públicas.

 

As matrículas para 2015 estão abertas até o dia 28 de novembro, na sede da escola. No ato da inscrição, é necessário apresentar cópias da certidão de nascimento e comprovante de residência.

Do Liberdade News

Comentários