A Casa da Cultura de Teresina é uma instituição, que como o próprio nome sugere, abriga inúmeras representações culturais da capital piauiense, uma delas é a Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco.
Funcionando de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h30, a biblioteca é uma excelente opção para os moradores do centro da cidade, ou mesmo de outras regiões, que procuram um espaço confortável e tranqüilo para os estudos. As salas são amplas, com boa iluminação e o visitante tem a sua disposição um acervo de mais de 2 mil exemplares, entre publicações periódicos e livros abrangendo, principalmente, as áreas de política, direito, economia, sociologia, jornalismo, literatura e diversas enciclopédias.
Mas visitar a Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco significa muito mais que estar num lugar para consultas de informação, lá os teresinenses se inserem na história da cidade e tem a oportunidade de manusear os mesmo livros que pertenceram ao ilustre jornalista que dá nome ao espaço. Carlos Castelo Branco foi um cidadão piauiense que levou o nome do estado e da cidade de Teresina, para todo Brasil através de seus trabalhos como jornalista em jornais de grande circulação nacional, integrante da Academia Brasileira de Letras e também como político.
O acervo da biblioteca foi doado pela viúva do jornalista, Élvia Lordello Castelo Branco, após sua morte, sendo inaugurada a biblioteca no ano de 1995. A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, vem zelando pela conservação de espaços como este, que tem grande representatividade para as gerações passadas, presentes e futuras.
Os interessados em conhecer a Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco devem se dirigir a Casa da Cultura de Teresina, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 348, Praça Saraiva, centro de Teresina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.