Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

19/06/2015 - 08h30

Compartilhe

19/06/2015 - 08h30

Pole Dance invade o palco do Teatro Sala Torquato Neto nesta sexta

 Acesse Piauí

 

È nesta sexta feira, 19 de junho, a partir das 19 horas, que o Teatro Sala Torquato Neto (Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro), anexo da Galeria do Club dos Diários, será invadido pelo Pole Dance. Acontece nessa noite a I Mostra de Pole Dance Fitness.

 

Numa realização do Studio Iara Vaz Pole Dance, o evento que busca interação e aproximação com a prática de esporte, ginástica, atletismo, exibição e domínio de gravidade, força e resistência, através do corpo em movimento de aeromanifestação dinâmica e controle técnico e físico tendo como suporte a barra de ferro vertical.

 

Na Mostra de Pole Dance haverá apresentações nas Categorias: Amadora e Profissional. Durante o evento ainda terá a participação especial de Dani Lacet (Jet Set Live) e de Carlos França, o melhor do mundo na modalidade.

 

A partir das 19 horas, o palco do Teatro Sala Torquato Neto será pequeno para toda expectativa de participantes e de curiosos, apaixonados e simpatizantes da dança, ginástica, esporte e porte atlético apresentado.

 

Bailarino (a)s, ginastas, atletas, artistas, acróbatas, performers, o pole man e pole woman exibirão franca expansão da práxis artística e física.

 

O Pole dance, que significa, em português, dança do cano, dança da barra, dança do varão ou dança do poste, literalmente, é também conhecida como barra americana. Forma de dança e ginástica, sua origem reporta à Inglaterra dos anos 1980 e foi introduzida em Portugal, no ano de 2005, pela Escola Círculo de Dança de Lisboa.

 

A manifestação seria mais conhecida por uma dança sensual que utiliza um poste, ou barra vertical, como elemento de atuação, ao que os profissionais bailarinos e bailarinas realizam o espetáculo. Comumente associado ao universo dos strip clubs.

 

Mais recentemente, têm-se também utilizado o termo Pole dance artístico, nos cabarés e nos circos, em espetáculos acrobáticos, que não trazem apelo ao erótico como ferramenta visual de atração.

 

Há diferentes vertentes do Pole dance. Anteriormente associado às casas noturnas e strip-tease, o Pole dance assumiu, nos dias atuais, outras variações como o Pole dance fitness, com finalidade de desenvolver a prática a determinados grupos musculares, manter o corpo em forma e a prática de alguma ação desportiva.

 

Há, ainda, o Pole dance artístico direcionado mais ao lado acrobático e incorporado, principalmente, em espetáculos de performance, no circo, etc. E o Pole dance sensual ou erótico, que é o mais visto nos strip clubs e interage a manifestação visando mais a erotismo e sensualidade.

 

A prática exige determinada força e resistência e domínio de equilíbrio aéreo. Nos shows a strip clubs o Pole dance se realiza de forma não tão focada na ginástica e vem acompanhada do strip-tease.

 

Para a promotora da I Mostra de Pole Dance Fitness, Iara Vaz, o evento será surpreendente e porá em prova o que se pode, se quer e se alcança, quando se empenha esforço a resultados práticos.

 

A noite será a um dos espetáculos mais magníficos do mundo do Pole Dance e com uma atração de um atleta com vasta experiência em Balé, Break dance, Capoeira, Mastro chinês, técnicas circenses, o artista Carlos França.  

]

Inovador, ele “cria um novo jeito de Pole(ar). Com sua força e técnica invejável dança como uma pluma suave pairando no ar, expressando a liberdade, brinca com a gravidade, com as possibilidades do corpo, da mente... Mostra e motiva a todos presentes que o impossível nada mais é do que autosabotagem que nos impomos dia-a-dia, sabotagem essa que pode ser quebrada, impossível esse que pode ser vencido com um ‘sim’!!! Eu posso!! Sim eu quero!! Quando se acredita, se alcança!!!”, defende em sua page, a atleta.

 

A I Mostra de Pole Dance Fitness, dia 19 de junho, às 19 horas, no Teatro Sala Torquato Neto, Club dos Diários. Ingressos à venda no Studio Iara Vaz e na Eugênio Fortes 24 horas. R$ 10,00 (meia entrada) /R$ 20,00 (inteira)

 

Acesse Piauí

Comentários