Depois do prestigiado sucesso, na estréia mundial comemorativa dos 30 anos do Grupo Harém de Teatro, no último dia 02, o espetáculo “Um Bico Para Velhos Palhaços” volta ao palco do Theatro 4 de Setembro, nesta terça feira, 7 de julho, às 19 horas.
O espetáculo continua em campanha de estréia comemorativa dos 30 anos e, dessa vez, acontece dentro do Projeto Terças da Casa/Terça Teatro que, mantido pelo governo do Estado, através da recém criada Secretaria de Estado de Cultura, contempla espetáculos teatrais. O Harém repetirá a façanha da estréia festejada.
“Um Bico Para Velhos Palhaços”, com texto do romeno Matéi Visniec, recebeu tratamento de dramaturgia de cena do diretor de teatro Arimatan Martins. A peça reúne os atores Fernando Freitas, Francisco de Castro e Francisco Pellé que vivem os Velhos Palhaços Nico, Lippo e Pepe, respectivamente.
Três velhos amigos se reencontram na sala de espera de uma agência de emprego. Respondem ao anúncio de uma vaga para trabalho. No reencontro os palhaços trocam farpas sutis, destrincham memórias da profissão, destilam veneno e ironias ácidas uns com os outros e, o que tramam mesmo são estratégias de enfraquecer a persistência do colega, para que assim a concorrência diminua e sobre aquele que será o primeiro, quem ocupará o posto de trabalho.
Nico (Francisco de Castro), Lippo (Fernando Freitas) e Pepe (Francisco Pellé) refletem, na dialética de linguagem e estética cênica da tragicomédia, as incertezas e “ameaças” que permeiam a vida de profissionais do riso, na terceira idade.
Na leitura do Harém, para texto de Visniec, o espetáculo se impõe às tradicionais e equilibradas práticas de repercutir o riso e refletir o drama de natureza humana, revisitada ao exercício do fingimento, enquanto lança o homem brasileiro no centro da cena.
Essa montagem computa a 16ª. peça encenada, nesses 30 anos de atuação do Grupo, desde que abriu as trincheiras artísticas, em 1985, e armou cercos dramáticos de expansão do teatro amador piauiense, em representação do teatro local a palcos nacionais e estrangeiros.
“Um Bico Para Velhos Palhaços”, encenada por Arimatan Martins, reúne no corpo técnico da montagem à composição dramática do resultado, Emanuel de Andrade (cenografia e adereços); Bid Lima (figurinos); Assai Campelo (iluminação); Daniel Hulk e André de Sousa (música original); José Dantas (edição de trilha musical); Paulo Moura/irmãodecriação (visual gráfico); Margareth Leite (fotografias); Lenora Lobo (consultoria de corpo e movimento) e Soraya Guimarães (produção executiva e vendas).
Da pecha hareniana do melhor rir e compensar tempo de entretenimento, enquanto reflete o homem e sua hora de dramas e comédias, “Um Bico Para Velhos Palhaços”. Só neste dia 07 (terça feira) de julho, às 19 horas, no Theatro 4 de Setembro, dentro do Projeto Terças da Casa – Terça Teatro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.