A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social-INSS e com o Ministério da Previdência Social, em Força Tarefa Previdenciária, deflagrou a Operação Sambito, visando desarticular uma quadrilha especializada na realização de fraudes em benefícios previdenciários nos municípios da microrregião de Valença do Piauí.
Cerca de 70 policiais federais deram cumprimento a 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, Valença do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Várzea Grande e Santa Cruz dos Milagres, todos expedidos pelo Juízo da Vara Federal em Picos.
A quadrilha arregimentava pessoas interessadas em conseguir benefício rural fraudulento e, em seguida, realizava empréstimos consignados, cujos valores serviam para pagamento de membros da organização criminosa.
No decorrer das investigações, foram identificados mais de 500 benefícios de aposentadoria rural com indícios de fraude, os quais podem ter causado um prejuízo ao INSS superior a 10 milhões de reais. A suspensão destes 500 benefícios já está sendo realizada pelo INSS e evitará um prejuízo futuro aos cofres dessa autarquia na ordem de 70 milhões de reais.
Em apenas 53 benefícios já suspensos pelo INSS, constatou-se um prejuízo efetivo na ordem de 1 milhão de reais, além de um prejuízo causado aos bancos privados superior a 400 mil reais decorrentes de empréstimos consignados. Com a cessação destes 53 benefícios, evitou-se um prejuízo futuro ao INSS superior aos 7 milhões de reais.
Após os procedimentos de praxe no âmbito desta Polícia Federal, os presos serão encaminhados à Casa de Custódia desta Capital, onde ficarão à disposição da Justiça.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.