O rio Igaraçu e a contaminação das águas por cromo residual proveniente de curtumes e outras fontes de poluição é o tema da pesquisa da professora Marly Lopes, docente do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O rio Igaraçu fica no município de Parnaíba e nasce como um braço do Rio Parnaíba. O estudo avalia o impacto ambiental ao longo de todo o rio Igaraçu, desde a nascente até a foz, no oceano Atlântico. A professora Marly Lopes concentrou sua investigação na Tradescantia Pallida, planta popularmente conhecida como Coração Roxo, utilizada no biomonirotamento dos efeitos de poluentes nas águas.
O tipo de pesquisa apresentado pela professora Marly Lopes ainda é escasso na região Nordeste e é muito importante para verificar a situação de poluição dos rios. A UESPI faz pesquisas em águas, solos e rochas principalmente através dos professores de Química e Biologia e dos projetos Geratec- Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias e Cetem – Centro de Tecnologia Mineral, que funcionam no campus Torquato Neto da UESPI em Teresina.
A pesquisa da professora Marly, intitulada “Utilização de Tradescantia Pallida como Bioindicador de Contaminação Ambiental ao Longo do Rio Igaraçu, Piauí””, é a tese de doutorado defendida pela professora através do programa de Doutorado Interinstitucional – Dinter, programa financiado pela CAPES e promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo a UESPI como uma das universidades conveniadas.
Prof. Marly Lopes apresenta sua pesquisa na UFPE, Universidade Federal de Pernambuco
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Marly Lopes comentou a importância de programas como o Dinter para o desenvolvimento de pesquisas: “O programa traz uma grande oportunidade de pesquisa para os professores e para a academia e é importante abordar temas que são valiosos para o Estado”.
O projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) nas versões nacional e internacional tem como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 05 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores em regiões que se encontram fora dos centros consolidados em ensino e pesquisa.
Do Liberdade News
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