Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

05/06/2018 - 07h59

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

05/06/2018 - 07h59

Porque o brasileiro está desmotivado com a copa?

A derrota de 7X1 para a Alemanha (em 2014) ficou no subconsciente dos torcedores. Não, não é só isso!

 

O Brasil é a seleção que mais ganhou Copa do Mundo de Futebol. Foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais.

Após a conquista da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro em 1970, ela foi substituída pela Taça Fifa, que o Brasil ganhou em 1994 e 2002. A Taça Fifa não ficará em definitivo com nenhuma seleção independente de quantas Copas do Mundo ela ganhe.

Com tantos títulos conquistados e já quase chegando ao hexa, porque o brasileiro está tão desmotivado em torcer, em vibrar, pintar as ruas, os muros, a casa, se somos o país do futebol? (Ops!) Perdão. A derrota de 7X1 para a Alemanha ficou no subconsciente dos torcedores. Não, não é só isso. Somos também o país do carnaval. Carnaval de corrupção, de malversação das verbas públicas, onde falta dinheiro para saúde, educação, cultura e tantos outros serviços essenciais.

A televisão anuncia jogadores, craques milionários; faz comentários elogiosos, conta a historinha de cada um – e está sendo paga para transmitir isso - mas, a campanha verdadeira que não favorece de forma alguma a Copa do Mundo desse ano e nem motiva a torcida está nas picaretagens do Congresso, do Planalto e em cada estado. São os escândalos e o descaso com a gestão pública que fez com que o brasileiro não mais seja um verdadeiro torcedor.

Ah, mas somos o país do futebol e do carnaval. Sim, somos porque o povo precisa de diversão, mas precisa muito mais de ver um país com crescimento econômico, com cidadãos empregados e sendo respeitados, principalmente por votar e acreditar que dias melhores virão.

Somos o país do futebol sim e não deixaremos de ser por não torcer como antes. Chega dessa palhaçada corrupta.

--------------------
Carlos Holanda (Di Holanda) é artista visual e fotógrafo - nas redes sociais.

Comentários