Para um velho professor, não há nada que se compare à alegria de chegar a uma escola de crianças e encontrar meninos e meninas desasnados, lendo com desenvoltura e alguns até produzindo pequenos textos.
Comecei o dia bem: antes da nove horas da manhã, eu já estava na Escola Municipal Iolanda Raulino, no Bairro Poty Velho. Para minha alegria, numa das salas. um painel reproduzindo uma página do meu livro O menino que descobriu as palavras. Depois de um conversa sobre leitura, o molecada me bombardeou com um dilúvio de perguntas.
À tarde, por volta das 16 horas, foi a vez de visitar o CMEI Francisco de Assis, uma escolinha que me merece o maior carinho. Orgulhosamente, a molecada fez questão de demonstrar que já sabe ler. Nas duas escolas, em parceria com a molecada, plantei dois ipês amarelos que, em curto espaço de tempo, estarão iluminando os céus da Chapada.
Decididamente, não podemos desistir do Brasil.
*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.