Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Notícias /

Opinião

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/03/2018 - 09h41

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/03/2018 - 09h41

A mãe de Jesus negra e as simbologias na Semana Santa

O Grupo Scalet concebeu, intencionalmente ou não, uma montagem de fortes simbologias este ano na Paixão de Cristo em Floriano.

 

 

Uma Paixão de Cristo provocadora em Floriano. O desafio de afirmação como espetáculo midiático referencia, levou o Grupo Scalet e os patrocinadores a conceberem, intencionalmente ou não, uma montagem de fortes simbologias este ano na cidade cenográfica. 

No elenco de famosos, destacam-se as presenças das atrizes negras Solange Couto e ZeZé Mota. Atrizes negras em papeis centrais na encenação é, sem duvidas, um ato transgressor. Zezé Mota, importante e histórica atriz da teledramaturgia brasileira, no papel de Maria é um Espetáculo, na acepção da palavra. 

A conjuntura do assassinato de Marielle expondo as vulnerabilidades da população negra no Brasil ilumina ainda mais Solange e Zezé. A invisibilidade das vidas negras ganha, com as atrizes no elenco, força cênica para desvendar a cegueira social sobre filhos e mães que vivenciam uma Paixão cotidiana. Um milagre que se espera, mas que também é construído. 

Por um Brasil sem racismo. Por democracia e mais direitos # Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial- FORIR.

--------------------------
Solimar Oliveira Lima - professor da UFPI. 

Comentários