Domingos Mourão é um município pequeno, pobre, assentado numa nesga de terra infestada de carnaúbas, entre Piripiri e Pedro II. Tem pouco mais de 4 mil habitantes, gente simples que sobrevive extraindo cera de carnaúba, praticando a agricultura de subsistência, criando alguns animais... Talvez por isso, o município tenha resolvido apostar todas as fichas na educação das crianças e dos adolescentes. Os resultados já se fazem sentir: na última edição do IDEB, Domingos Mourão cravou a média de 8.3 anos iniciais e 6.1, nos finais. Primeiro lugar no Piauí. No IOEB (Indice de Oportunidades da Educação Brasileira) ficou no 9ª lugar no Brasil. Convenhamos que não é pouco.
Governado por Nelda Gomes, professora aposentada, o município tem apenas sete escolas, todas públicas. “Os filhos dos garis estudam nas mesmas escolas dos meus netos”, afirma com orgulho a prefeita. Para a secretária de educação, Erika Graziela, “ A nosso maior conquista é ter índice de evasão escolar zero. Todas as crianças do município estão na escola”.
Alfabetização na idade certa é outro ponto positivo. As crianças estão sendo estimuladas a ler livros infantis e infanto-juvenis. Os resultados foram demonstrado na 1ª Feira Literária de Domingos (dia 25/05/24), uma festa de poesia, música, beleza e magia. A população em peso se fez presente ao evento.
Como autor homenageado, participei da festa com muita alegria. A experiência de Domingos Mourão é uma clara demonstração de que, mesmo com poucos recursos, é possível fazer educação de qualidade. Um exemplo a ser imitado.
*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.