Quem vai ao Salipi apenas no último dia para o show de encerramento e reclama, não alcança o que se engendra ali, o Salão do Livro do Piauí é uma esparsa rede de inteligência circulando durante uma semana em Teresina, verdadeira maratona de ideias vivificadas em torno do livro e da leitura.
Grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, todos os segmentos representados, cursos, diálogos fecundos, estandes com livros para todos os prazeres, emoções e reflexões, investimento em formação de leitores, com dezenas de ônibus durante todo o dia trazendo estudantes de escola pública, que recebem o cheque-livro para comprarem este objeto transformador chamado livro. Espaços estruturados e simultâneos carregados de energia de linguagens, programação atenta e polissêmica, neste que é um dos maiores salões do livro do Brasil, finalizado no domingo, 16 de junho.
Quanto ao show de encerramento, é mais uma gentil oferta, gratuita, com representantes de qualidade de nossa canção popular, um presente catártico para a cidade. e durante a semana, toda noite há shows de cancionistas piauienses recheando o menu artístico-cultural. Mas, há um povo que reclama, normal, em sua inércia que clama. E como diria aquele pensador esquálido, no caso eu: o incômodo dos acomodados não incomoda.
*****
Feliciano Bezerra, professor doutor da Uespi - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.