Dia desses, dileta amiga me mandou um vídeo gravado por um ator global com o texto “O laço e o abraço”. O texto circula há muito tempo na internet e é atribuído a Mário Quintana. Até aí, nada de extraordinário: na casa de Mãe Xica, que é a internet, vale tudo. Quintana, Drummond, Borges, Clarice Lispector Martha Medeiros, entre outros, são “autores” de textos que nunca escreveram. Já escrevi sobre isso e não vou repetir o texto aqui.
O que importa: o poema “O laço e o abraço” tem autora conhecida. Trata-se de Maria Beatriz Marinho dos Anjos que, para tentar desfazer o “engano”, resolveu publicar o texto em livro. Bem-humorada, esclarece: “Sou grata por essa associação. Por isso, resolvi tomar Mário Quintana como padrinho por essa inusitada e inesperada parceria. E mesmo honrada, a Cesar o que é de César. Talvez ele dissesses: ‘Eles passarão...” E eu? Eu também, passarei. E entre nós, ficará esse laço! A sua benção, poeta”.
Uma recomendação de quem já viveu muitas luas: em caso de dúvida, não compartilhe!
*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.