Encanto. É o que as fotografias em preto e branco do francês Pierre Fatumbi Verger despertam nos visitantes da Casa de Odilon Nunes – Museu do Piauí que conferem a exposição intitulada "Nos Caminhos Afro".
A estudante de artes visuais Aretusa Ferreira não escondia a emoção diante das imagens que retratam cotidiano, a cultura e a religiosidade de descendentes de africanos no Brasil e em mais de 20 países. “Há um tempo venho buscando conhecer mais sobre nossas raízes afrodescendentes, quando soube da exposição vim assim que pude e realmente estou emocionada. É uma exposição muito pertinente, com um percurso muito conexo e que acrescenta muito a quem vem conferir o material”, declarou.
Nos Caminhos Afro é uma exposição que mostra, em 170 fotografias, o olhar do fotógrafo que realizou longas expedições entre 1932 e 1970. Além das fotografias, será exibido um documentário sobre a vida de Pierre Verger.
São registros das viagens de Pierre Verger, que ajudam também a contar a história do povo africano, de seus descendentes e a sua trajetória através das diásporas. Um autêntico convite a uma viagem no tempo com destino às sutilezas e às peculiaridades do universo interpretado por um fotógrafo-viajante.
A exposição, que é apoiada pelo Governo do Estado do Piauí, através do Museu do Piauí - Casa Odilon Nunes e Fundação Cultural do Piauí (Fundac), poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados e domingos das 8h às 12h.
A exposição Nos Caminhos Afro - Fotografias de Pierre Verger é a primeira das oito mostras contempladas na seleção pública do Petrobras Cultural a estrear no circuito Nordeste e Centro-Oeste.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.