Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cultura

06/05/2014 - 08h52

Compartilhe

06/05/2014 - 08h52

Teresina vai sediar a exposição Arte Popular Brasileira

Serão disponibilizadas ao público pelo menos 300 escul​turas, p​inturas e xilograv​uras assinadas por 60 artistas das regiões Nordeste e Sudeste.

 Do Liberdade News

Obra de arte de João das Alagoas (João Carlos da Silva) retrata as  tradições do povo

 Obra de arte de João das Alagoas (João Carlos da Silva) retrata as tradições do povo

A arte popular é plena de espontaneidade e espírito de invenção, características que encantam admiradores e colecionadores ao redor do mundo. No Brasil, no entanto, nem todos têm acesso à sua riqueza e singularidade. Com o objetivo de divulgar essas criações artesanais feitas por pessoas muito simples de diferentes recantos do país, será inaugurada no dia 14 de maio, em Teresina (PI), a exposição Arte Popular Brasileira, que exibirá cerca de 350 esculturas, pinturas e xilogravuras assinadas por 60 artistas. Além disso, haverá o lançamento de um livro com imagens das obras mais fascinantes.

Até 5 de julho, será possível apreciar instigantes peças em madeira e barro, materiais típicos da arte popular. Elas retratam desde seres fantásticos até cenas simples do cotidiano, compondo um significativo apanhado da produção artística de indivíduos que tomam a arte como uma de suas principais fontes de renda.

 
Obra de arte de Sil  (Maria Luciene da Silva Siqueira)  

O projeto foi concebido pelo piauiense Luiz Fernando Dantas, que percebeu seu potencial no momento em que pôs os olhos em um leão de cerâmica do artista pernambucano Marcos de Nuca, cuja obra é reconhecida em todo o país. A beleza daquela escultura chamou sua atenção para a relevância pouco conhecida da cultura vinda do povo e o estimulou a encontrar maneiras de difundi-la. Decidiu organizar uma grande exposição com o melhor da arte popular brasileira das regiões Nordeste e Sudeste.

A seleção do acervo logo se mostrou um grande desafio, pois boa parte dos artistas vive em lugares isolados, sem acesso à internet para enviar imagens de seus trabalhos. Convencido de que não poderia desistir tão facilmente, Dantas colocou o pé na estrada. Fez inúmeras viagens de fim de semana ao longo de 2013 e no início de 2014 e visitou mais de 30 cidades de diversos estados, onde conheceu gente muito simples e habilidosa. "Eram trabalhadores da roça, pescadores, pintores de parede, vendedores de cachorro-quente, padeiros, pessoas humildes que produzem arte da melhor qualidade nas horas vagas", conta o empresário.

Do Liberdade News

Comentários